PROJETO


Afinal, o que é o PRESENÇA?


O PRESENÇA é um Projeto que, através da criação e distribuição de bonecos de pano nos espaços públicos, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade pela segurança para a infância e uma cultura própria desta fase da vida - que valorize a brincadeira, a criatividade, o lúdico, sem excesso de consumo.

Nascido no Brasil, Salvador – BA, em 2012, o Projeto surgiu com o nome “Ausência Gera Violência. Marque PRESENÇA!”, e destacou o lema da campanha – “A criança na sua FELIZcidade”. A mobilização se fortalece após 5 anos como movimento voluntário organizado com a contribuição de crianças, educadores, famílias, escolas e outras instituições.  

A ação foi idealizada pelo comitê gestor do Polo Bahia da RedSOLARE Brasil, com a liderança da educadora Marilia Dourado. O Grupo formado por Cândida Silva, Daniele Meyer, Danubia Leal, Iracema Moura, Luciana Balbino, Maristela Albuquerque e Paulo Marques fomentou as primeiras discussões e reflexões sobre a mobilização. 

Os primeiros bonecos de pano foram criados por Marilia e sua neta Maria Eduarda e viraram símbolos do Projeto. Chamados de Duda e Dodo são também concebidos como embaixadores da paz para convidar mais pessoas e bonecos a marcarem presença no movimento. 

A RedSOLARE Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália, lidera o movimento no Brasil, que já se estende por mais de 30 cidades e busca envolver cada vez mais. 

O movimento ganhou repercussão no mundo e se faz presente em outros países, como África do  Sul, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Itália, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suécia, Uruguai.


Sua missão, visão e valores:

Missão: Mobilizar cidadãos em defesa da infância bem vivida e da segurança em locais públicos, reconhecendo a cidade como um espaço educativo.

Visão: Ser um Projeto de referência no mundo, para a conscientização do amor à vida, à infância bem vivida, à ocupação de espaços públicos com segurança e o entendimento da Escola como um espaço social.

Valores:
Educação: o caminho que faz a diferença no homem e no mundo.

Infância: fase da vida que precisa a cada dia ser valorizada. Toda criança tem o direito a viver a infância bem vivida.

Comunidade: unidos podemos compartilhar ideias e crescer juntos.

Segurança: um direito e dever de todo cidadão que precisa ser concebido dentro e fora de casa.

Mobilização: um ato simbólico de reflexão, conscientização e transformação.

Voluntariado: doação de um serviço da cada um e de todos, para transformar questões sociais.


Público: Crianças, famílias, educadores, escolas, instituições diversas, todos os cidadãos do mundo que acreditam e apoiam a valorização da Infância e da vida bem vivida.


Memórias:
Clique aqui e acesse o movimento em 2013:

PRESENÇA - A criança na sua FELIZcidade


PRESENCE - The child in your HAPPYtown


PRESENCIA - Um niño em su FELIZciudad


Acesse o Vídeo que retrata a mobilização PRESENÇA: A Criança na sua Felizcidade, iniciada pela RedSOLARE Brasil, em 2012 (em Salvador - BA). O projeto ganhou visibilidade no mundo e em 2013 já tem o envolvimento de outros países que compõe a RedSOLARE América Latina. A mobilização é uma ação em defesa da infância e da ocupação dos espaços públicos, com segurança.

Comentários

  1. Sensacional esse projeto e iniciativa. Sou professora de inglês na rede privada em uma escola no Rio de Janeiro na educação Infantil. Tenho me interessado cada vez mais por todos os temas referentes às crianças e o seu papel na sociedade. Irei participar do Seminário Diálogos entre Cidade e Escola, pois me identifico muito com a abordagem e proposta de Reggio Emilia. Espero poder trocar bastante com todos. Tânia Loureiro Gomes

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tânia
    Ficamos contentes com a sua participação!
    O PRESENÇA é do mundo e para o mundo!
    Mais informações: presencanomundo@gmail.com
    Atenciosamente,
    Equipe PRESENÇA

    ResponderExcluir
  3. vi uma bela ação de vocês no campo grande e guardo minha boneca e minha filha de 6 anos a dela com muito carinho. gostaria muito de ver vcs fazendo crianças felizes. atuo em no mínimo 28 localidades de Salvador. qual contato de vices? o meu é alinefcarmo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. vi uma bela ação de vocês no campo grande e guardo minha boneca e minha filha de 6 anos a dela com muito carinho. gostaria muito de ver vcs fazendo crianças felizes. atuo em no mínimo 28 localidades de Salvador. qual contato de vices? o meu é alinefcarmo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que alegria saber que o Projeto PRESENÇA está crescendo, visualizar o carinho e afeto de todos pelo projeto, pelas ações em prol da infância e para a infância. Enviaremos um e-mail para expandir nossas conexões.

      Excluir

Postar um comentário