Carta aberta à comunidade 2019! Vamos marcar PRESENÇA!




Salvador, 10 de setembro de 2019.
"Que os direitos das crianças sejam os direitos das outras crianças. É a dimensão de valor de uma humanidade mais completa!"
Loris Malaguzzi

A RedSOLARE Brasil em defesa dos Direitos das Crianças de todo o mundo iniciou em 2012 o PRESENÇA – “O fio da esperança que nos une”. Uma mobilização que nasce a partir da criação e distribuição de bonecos de pano em defesa da PAZ, dos direitos e da cultura da infância, em espaços públicos com segurança.

A cada ano estamos refletindo e desenvolvendo esta iniciativa! Em 2014 os bonecos de pano, conhecidos como mensageiros da PAZ, começaram a nascer a partir dos desenhos feitos por crianças. Em 2016 todos os bonecos ganharam o direito a uma identidade, com réplica de documentos oficiais, já em 2018 a nossa reflexão foi sobre a PAZ para quem vive a GUERRA.

O que nos propomos para este ano? Vamos dialogar sobre os DIREITOS das crianças? Para isso, faz-se necessário refletir e agir:

·    Como viver no cotidiano das escolas com as crianças, autores da própria VIDA? O quanto somos capazes de escutar verdadeiramente as crianças? O que nos interessa escutá-las?
·        Como colocar em relação os pensamentos de crianças e adultos?
·    Sabemos e defendemos que as crianças são portadoras de sentimentos, ideias e pensamentos diferenciados e que estão em contato com contextos plurais e pessoas diversas. O quanto as crianças revelam de quem somos?
·        O quanto as crianças desejam DIREITOS que desconhecemos?
·      Vamos falar dos nossos DIREITOS em ação e reflexão? Vamos escutar as crianças e as suas ideias dos seus DIREITOS em ação e reflexão? Vamos escutar qual a relação que as crianças fazem entre DIREITOS de adultos e crianças?
·   As cidades acolhem os Direitos das crianças? As cidades se relacionam com as escolas e com os Direitos das crianças?

A comemoração dos 30 anos da Convenção sobre Direitos da Criança - adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989, assim como os questionamentos anteriores serão a base para que neste 2019 reflitamos sobre: os DIREITOS das Crianças, aqueles que vêm dos pensamentos e imaginação do mundo e para o mundo. Apoiados na nossa história até aqui e nesta ideia iniciaremos um movimento de mobilização de crianças, famílias e escolas para costurarem mensageiros da PAZ, contando a sua história, revelando a sua identidade e os desafios do contexto da sua cidade.
Sua participação e engajamento serão primordiais e por isso convocamos você para marcar PRESENÇA e assim trocarmos mensagens de paz nas praças das nossas cidades, no mundo.
Aceita abraçar essa causa conosco? O primeiro passo é conhecer nosso projeto, se identificar como família, instituição/escola ou coordenador da sua cidade para ampliar nossas conexões e diálogos. Vamos unir nossas ideias, pensamentos e criar estratégias de comunicação entre cidadãos do mundo, em prol de mais e mais pessoas em defesa dos DIREITOS das crianças!

Juntos somos mais fortes.

Equipe RedSOLARE Brasil

Comentários