Relato do PRESENÇA em Vila Mariana, São Paulo - SP

“Uma escola iluminada pelo brilho dos inícios.”
( Rubem Alves)

Pensei muito em como iniciar esse relato e lembrei-me dessa frase acima do mestre Rubem Alves. Nossa escola foi iluminada com o inicio do Projeto Presença. Lembro-me da primeira vez que eu ouvi a Marilia Dourado falando do Presença no primeiro encontro do Polo SP. Fui contagiada, queria muito que acontecesse na minha escola. Mas não sabia como começar. Pensava nos bonecos, nas famílias, nas crianças e nos materiais. Como envolver todos nesse projeto? Um dia simplesmente começamos, partimos da divulgação.
 

Depois da divulgação recebemos muitos materiais. Tinha criança que trazia uma linha e entregava  falando que a mãe havia mandado para costurar os bonecos. Era uma emoção a cada dia. Pensamos que além dos cartazes precisávamos de algo mais para envolver a comunidade escolar e criamos a Maria e o João. Que ficavam sentados na recepção da escola, divulgando o Presença a todos que entravam.

Todas as turmas participaram da confecção dos bonecos. Desde o Berçário II (1 a 2 anos) até o Minigrupo II (4 anos). A escola ganhou vida. Os bonecos ganharam vida. Tinham nome, roupas cheias de estilos, acessórios, enfim, eram construídos com muito amor.
A magia acontecia em cada etapa. A brincadeira com os tecidos no momento da confecção das roupas dos bonecos.


Cada turma construiu um  João e uma Maria.


Oficina com os funcionários da escola.
 

Fizemos oficinas na comunidade Mário Cardim  que fica próxima da escola. Foi uma tarde maravilhosa onde ninguém queria parar de fazer bonecos. Acredito que só conseguirá entender, o que estou tentando descrever com palavras, quem viveu todo esse processo. Cada boneco é um mensageiro. Mensageiro de momentos felizes. Recordações da infância que eram lembradas nas rodas de conversas das oficinas.


Cada boneco construído de formas diferentes, únicas, com características próprias. Mas com algo em comum: O amor dedicado em sua criação. Gostaria de agradecer de maneira especial à professora Fabiana Santos Guimarães que não mediu esforços para que o Presença acontecesse. Conseguiu costureiras, materiais, fez a “ponte” entre a escola e a comunidade Mário Cardim. Você professora Fabiana com certeza marcou “Presença” em nosso projeto.


Angélica Aniceto
Coordenadora pedagógica

 CEI  Oslavia Braz Leonis 
Vila Mariana  São Paulo SP

*Relato do PRESENÇA em São Paulo

Comentários