PRESENÇA é ação, emoção e DOAÇÃO!!!



Movidas pelas variações do tempo, das cores, da temperatura e dos ares de Salvador marcamos PRESENÇA no festival da Primavera junto com o Projeto Bairro Escola no Rio Vermelho.
Ali, na Praça Pôr do sol, vivemos momentos e sentimentos intensos e vimos que é possível ter espaços públicos com segurança para as crianças brincarem. Uma Praça viva, cheia de gente, gente grande, gente pequena, gente que faz, que acredita, que constrói e se reconstrói a cada instante. As crianças estavam ali, vivendo plenamente sua infância tendo diferentes opções para o brincar, livremente brincar! Os pais também pareciam confiantes naquele espaço. Deixavam as crianças fazendo bonecos e davam voltas, iam e voltavam, como quem tem tranquilidade ao ir e vir. Sensação boa de alegria e segurança no ar...
Não visualizamos muito as outras ações que aconteciam na praça... O Cantinho PRESENÇA foi um convite ao sonho, a fantasia, à ação, à vida, à infância! E assim, as crianças foram dando identidade aos bonecos costurados, mesmo com o espaço lotado. Se apertavam nas esteiras espalhadas pelo chão e não queriam sair do “aperto” sem terminar seus bonecos! Muitas crianças: “Tia, me ajuda aqui.”; “Eu quero fazer uma calça pro meu boneco. Você me ajuda?”; “Quero um vestido bem chique! A minha boneca vai ficar linda!!!”; “Eu vou pensar em um nome para ela... Deixei escrito para eu pegar no dia 12.”. Falas representativas de um sentimento de inteireza vivido na ação e transformação de vidas e de bonecos/as de pano.
Costurar bonecos nos aproxima uns dos outros, nos remete à nossa origem, à nossa história, como voltar ao ventre materno e assim, nos sentimos acolhidos e acolhedores, cheios de amor para dar e receber, cheios de vontade de doar. DOAÇÃO... Dar o melhor se si ao outro!!! Observei este sentimento de uma mãe, filha e filho ao terminarem de costurar seus bonecos: “Pena que não estaremos aqui dia 12, queria ir pegar” – disse a mãe. As crianças, por sua vez, sorriam e sorriam, dando-nos uma linda LIÇÃO de desprendimento!!! Marcando PRESENÇA na vida de outras crianças com sua DOAÇÃO de vida!!!
 

Jane Machado
Consultora - ESSE Consultoria





*Relato do PRESENÇA em Salvador

Comentários