Nós da Pé na estrada – Projetos em Educação estamos engajados no Projeto PRESENÇA - A criança na sua FELIZcidade!

Entramos em contato com o projeto através de encontros promovidos pela RedSOLARE e do Grupo de Estudos que a Christina Monteiro participou em Reggio Emilia, em maio de 2013.

Ficamos motivados em participar e envolver toda a equipe de trabalho, somos educadores de várias áreas do conhecimento, atuamos em estudo do meio e Projetos Socioamabientais, dialogando com a educação formal, não formal, prática e teoria. O projeto PRESENÇA perpassa por assuntos que nos movimentam, sempre conversamos sobre a cidade, a infância, os espaços públicos, inclusive trabalhamos em espaços públicos, em fim por essas e outras, ficamos motivados a nos envolver e colaborar com o Projeto.

A dificuldade era o fato que a maior parte da equipe trabalha de freelancer e o desafio era trazê-los para o escritório em outros momentos que não fosse durante o trabalho. Pensamos que uma forma de trazer o diálogo sobre a infância com a confecção de bonecos, seria simplesmente propor alguns encontros para fazer bonecos, tomar café e conversar, sendo assim propusemos duas datas para a equipe, também deixamos o espaço disponível do escritório para quem desejasse fazer o seu boneco em qualquer outro momento.

Para a obtenção do material foi definido que os retalhos viriam da sobra que fica na rua do Brás, reaproveitando o que normalmente vai para o lixo, agulha, linha, lã e o café, o Pé fornecerá.
Além da confecção dos bonecos pretendemos participar do ato simbólico no dia 12/10, com as mesmas pessoas que fizeram os bonecos ou outras que só possam neste mesmo dia, a intenção é que cada uma contribua a sua maneira.

Enviamos a proposta por e-mail para a equipe e a reação foi muito positiva, vários se comprometeram em vir ao escritório nas datas dos encontros, outros deram sugestões de como fazer o boneco e até ofereceram sua máquina de costura, também existem casos em que os filhos virão juntos com os pais.

Diante o envolvimento que surgiu o desafio era o boneco, neste momento já começaram conversas muito interessantes, de forma, cor, roupa, cabelo, olhos, corpo, enfim cada parte do boneco e ele como um todo fez parte de muitas conversas. Definimos metas, buscamos orientações com a RedSOLARE Brasil e a mãe de um dos integrantes do Pé se ofereceu para fazer o corpo dos bonecos,  nós então vamos preencher o corpo, fazer o rosto, cabelo, roupa e acessórios, o material já está praticamente providenciado e o primeiro encontro será no dia 4/9.

Vejam os bonecos que começaram esta história por aqui!



Christina Monteiro
Patricia Sarmento
Coordenadora de Projetos
PÉ NA ESTRADA – Projetos em Educação


Relato do PRESENÇA em São Paulo - Brasil.

Comentários