Pedregulhinha de pano, uma mensageira da paz

 

Eu, Ivan e nossa filha Pietra (Pedregulhinha) estávamos sendo “acolhidos” pela Casa da Infância quando me deparei com os bonecos de pano. Nas paredes daquela Casa e nas falas cheias de emoção, fui descobrindo “o fio que nos une com a infância”, a Presença e o que significava costurar vidas.

Os bonecos de pano desse lindo projeto da RedSolare Brasil são “mensageiros da paz” que ganham vida através de mãos humanas e corações repletos de desejos por um mundo melhor, um mundo em que nossas crianças possam recuperar os espaços públicos de suas cidades de forma segura, marcando Presença na sua FelizCidade. Cada boneco carrega parte de uma cultura e sonhos de crianças. Então, saem de viagem por esse mundo para construírem suas histórias e compartilharem nossos desejos.

Assim, 22 dias após nossa entrada na Casa, Mabel e Marília estavam partindo para a Itália, e eu senti uma vontade enorme de dar algo nosso para elas levarem, como representação de todo o nosso carinho e gratidão por nos tocarem e acolherem com tanto amor. Nasceu de quatro mãos a Pedregulhinha! Com retalhos da camisa do Ivan, fiz uma “mãe”, vestindo uma estampa que carrega a cultura de nosso estado (Bahia) e segurando sua filha no wrap sling (com o símbolo da Casa da Infância).

Em cada ponto que eu bordava a Pedregulhinha, muitos pensamentos se organizavam, queria que ela representasse a paz da maternidade, mostrando que podemos criar nossos filhos de forma segura e com apego e que ao saírem de nossos colos, eles também mereciam espaços seguros em nossa cidade, assim como objetiva esse projeto, para construírem suas histórias, para vivenciarem a infância em sua FelizCidade! Nos braços da boneca há fitinhas do Senhor do Bonfim, diz nossa tradição popular que podemos fazer três desejos em cada fita fixada no pulso com três nós, e ao cair naturalmente, eles serão realizados. Espero que na sua viagem, ela deixe as fitinhas colorirem outros espaços/vidas e esses desejos se tornem realidade. A roupinha da “filhinha” leva a estampa de Girassóis, a flor que busca o Sol, assim como nós buscamos ambientes de luz, seguros e mais naturais para nossos filhos.

*Tarsila N. de Carvalho Leão.
Mãe de Pietra, psicóloga e doula.


Comentários