100 dias para PRESENÇA no Brasil



No dia 12 de outubro mais de 20 cidades brasileiras estarão envolvidas em mais um evento que marca as mobilizações em prol do mês da criança. Este, em especial, traz consigo o tema mais forte da Criança na sua FelizCidade, sendo uma mobilização organizada por crianças, famílias e educadores em parceria com a RedSOLARE Brasil, com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.

Desde hoje, 04 de julho, com a chamada aos 100 dias que faltam para a mobilização, a sociedade está convidada a intensificar a escuta atenção com as crianças, através de oficinas de produção de bonecos, símbolos que representarão os cidadãos brasileiros e todos aqueles que visitam as grandes cidades em Atos Públicos no dia 12/10 (sábado). As oficinas acontecerão em diversas instituições, em especial escolas públicas e privadas de educação infantil que estão em diálogo com a RedSOLARE Brasil.

Esta mobilização tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para o abandono e a violência nas ruas da grande morada e refletir sobre o espaço da criança. Iniciada na cidade de Salvador, em 2012, a mobilização ganhou a adesão de mais de 20 cidades no Brasil e de 11 países da América Latina (Argentina; Chile; Colômbia; Costa Rica; Guatemala; México; Panamá; Paraguai; Peru; República Dominicana;  Uruguai), que farão a mobilização também no dia das crianças.

As cidades serão habitadas e será criada uma rica atmosfera de paz, traduzida pela presença da infância e com a força da liderança das famílias e instituições de educação. Será formado um tapete com os bonecos feitos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que cada cidade precisa ser cuidada por todos, precisa ter seus espaços públicos ocupados, em um clima que contagia, cultiva a esperança, acredita na mudança. Na edição de 2013, os eventos acontecerão de forma simultânea em todo país e as metas de quantidade de bonecos são variadas de acordo com a mobilização de cada cidade.

Segundo Marilia Dourado, representante da RedSOLARE Brasil, "as crianças têm ideias e olhares surpreendentes sobre a cidade, sua condição, estrutura e organização. Garantiremos momentos para escutar e valorizar suas vozes, vez e ideias, apoiando-as em ações que deem visibilidade a uma campanha da Criança na sua FELIZcidade! A PRESENÇA, participação e engajamento de todos será fundamental. O movimento começou em Salvador, ganhou Brasil e o mundo, porque este é mais um exemplo que ressalta a capacidade de mobilização e de fazer a diferença do nosso povo".

Mais Informações: redesolarebrasil@gmail.com / (71) 3036 3009

Comentários