PRESENÇA em São Paulo Capital


PROJETO PRESENÇA NA SOCIEDADE FILANTRÓPICA PAULISTA – INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E COLÉGIO SÃO SABAS
*Taís Romero

Quantos anos você tem? Quando você era criança de qual brincadeira você mais gostava? Quem é o seu melhor amigo? Canta uma música bem linda para eu ouvir? Posso te dar um abraço? Essa é a Valentina e também tem 93 anos, você quer ser amiga dela?

Seu Vladimir, dona Maria, dona Lídia, dona Helena, dona Ema, são vizinhos da escola da Gabriela, do Guilherme, da Beatriz, do Matheus e de mais de 200 crianças, mas, eles não se conheciam.

Não se conheciam, porque vivem mundos diferentes, porque um já viveu muito e o outro tem uma vida inteira para viver. Não se conheciam porque as nossas crianças estão muito ocupadas, enquanto os idosos da frente estão à espera de alguma coisa que possa preencher o vazio das horas que não passam ou da visita que não chega.

Um fio de esperança uniu esses dois mundos e a possibilidade de costurar vidas fez nascer e renascer um sentimento de amor e respeito ao outro.

Foi um encontro emocionante que aconteceu numa tarde nublada do dia 12 de junho. Os alunos do integral do São Sabas Júnior preparavam a escola para recebê-los às 16h e os nossos visitantes desde as 12h já estavam prontos. Era ansiedade, era curiosidade, medo e vontade.
Nas mesas tinham tecidos, linhas, agulhas, lãs, fitas e botões que seriam transformados em bonecos de panos, bonecos que ganhariam vida, nome e história, ali teria PRESENÇA e isso faria todo sentido.
Enquanto conversavam, costuravam e contavam histórias, enquanto costuravam se conheciam, enquanto costuravam inventavam maneiras de pertencerem e de cultivarem a infância e a velhice num movimento respeitoso e encantador inspirado pelo Projeto Presença na nossa FelizCidade.


 
O Enzo tem 7 anos e o seu Vladimir 89 anos, a Beatriz tem 9 anos e a dona Maria 93.

No dia 12 de junho, os alunos do Colégio São Sabas receberam a visita



*Taís Romero é coordenadora pedagógica do Colégio Sabas - tais.romero@uol.com.br 

Comentários